Após operar unidade própria em Fort Lauderdale (Flórida) por um ano, brasileira Único Asfaltos abre primeira franquia americana em Virginia e dá início a sua expansão norte-americana

O franqueador, Jorge Coelho, em frente à usina Cayman, criada pela Único Asfaltos: ele mesmo se mudou para a Flórida, para acompanhar a expansão internacional da marca.
A franqueadora brasileira Único Asfaltos – única franquia industrial no segmento de produção e comercialização de asfalto – acaba de anunciar a abertura de sua primeira franquia nos Estados Unidos. O estado escolhido é o da Virginia e o franqueado, brasileiro, já está implantando a unidade franqueada. “Estamos muito felizes em, definitivamente, dar o start à operação de franquias americana”, diz Jorge Coelho, franqueador.
A Único Asfaltos adaptou seu equipamento e know-how ao mercado norte-americano. Isso significa que oferecerá, no exterior, o mesmo produto que oferece no Brasil – massa asfáltica rodoviária usinada a quente e aplicada a frio, exclusiva e estocável. “Aqui nos Estados Unidos, temos a mesma usina que criamos no Brasil, a Cayman. É uma usina exclusiva da Único Asfaltos – assim como o asfalto que produzimos também é exclusivo, segredo industrial nosso – e nosso público-alvo também são pessoas jurídicas e físicas: pequenos empreiteiros, condomínios, pátios de manobra de empresas, prefeituras e consumidor final”, explica o franqueador.
A expansão por franquias nos Estados Unidos
Jorge Coelho explica que os franqueados que operarão nos Estados Unidos, a princípio, serão brasileiros, que adquirem a franquia no Brasil e obtêm o direito de operá-la no território norte-americano. O investimento é de US$ 300 mil. “A operação é exatamente como a brasileira: um franqueado que implementa e replica um modelo de sucesso, esteja onde estiver, com uma queima (uma usina Cayman), uma ensacadora, uma pá mecânica, um terreno e muito trabalho”, diz.
O apoio da franqueadora é total, até mesmo porque há uma unidade própria operando em Fort Lauderdale (Flórida) há um ano. “Nosso operador da unidade própria é um norte-americano que tem muita experiência com o mercado asfáltico dos Estados Unidos. É ele quem nos ajudará a implantar e operar as franquias. De qualquer maneira, eu também estou em processo de mudança para a Flórida e acompanhando de perto essa expansão, assim como faço diariamente no Brasil”.
Em relação a vistos de permanência e documentações, a Único também orienta o franqueado com a burocracia. “Eu mesmo estou organizando a minha situação fiscal e tributária, obtendo um visto de residente fiscal. Minha própria experiência de trazer negócios e família para os Estados Unidos poderá ser replicada pelos franqueados”, comenta Coelho.
A ideia da Único é implementar cinco franquias nos Estados Unidos até o final do ano. “Estimamos que, aqui, caibam 9 mil franquias e vamos trabalhar, nos próximos anos, para alcançar este número. Assim que ficarmos mais conhecidos e tivermos outros franqueados brasileiros operando, abriremos a expansão para norte-americanos se tornarem franqueados”.
Operações na Colômbia e República Dominicana
A Único Asfaltos também já opera na Colômbia e na República Dominicana. Nestes dois países, ainda não foi iniciada a venda de franquias. “Sempre queremos operar o mercado por um tempo que consideremos ideal para ter a segurança de abrir unidades franqueadas. É imprescindível que o franqueador conheça o local, para poder replicar o modelo de negócios errando quase nada”, pondera Jorge Coelho.
Sobre a Único Asfaltos
Em 2001, a Único Asfaltos chegou ao mercado com um desafio: popularizar o uso do asfalto no Brasil utilizando um produto 100% nacional e exclusivo. Entre os diferenciais, estava a possibilidade de aplicação a frio, com excelente fixação mesmo em condições climáticas adversas. Pouco tempo depois, seu idealizador, Jorge Coelho, via seu faturamento crescer dia a dia, bem como o interesse no produto que atendia desde grandes empreiteiras e concessionárias rodoviárias a condomínios e pequenos empreiteiros.
Para dar conta da demanda – e seguir adiante com sua missão – a Único vê, em 2014, o franchising como sistema de expansão. Atualmente, são quase 90 franquias em todas as regiões brasileiras e também nos Estados Unidos, Colômbia e República Dominicana.