Um decreto da Prefeitura de Parnamirim, publicado no último sábado (2), tornou o uso de máscara de proteção contra a Covid-19 facultativo em locais abertos e fechados do município.
Os moradores do município já não eram obrigados a usar a proteção em locais abertos desde o dia 10 de março, mas a obrigação seguia vigente para locais fechados.
O novo decreto assinado pelo prefeito Rosano Taveira torna facultativo o uso de máscara em todos os ambientes no município.
Por outro lado, o documento afirma que o relaxamento poderá ser revisto a qualquer momento, de acordo com os índices de transmissibilidade e contágio da Covid-19.
O novo decreto já está em vigor.
O uso de máscaras se tornou obrigatório no Rio Grande do Norte no início da pandemia da Covid-19, em 2020.
Porém, com a vacinação da população e a redução das taxas de transmissibilidade e de internação, as autoridades públicas começaram um processo de liberação.
Em Natal, a prefeitura desobrigou o uso de máscaras em locais abertos e fechados no dia 9 de março.
No Rio Grande do Norte como um todo, o uso da proteção se tornou facultativo em locais abertos no dia 15 de março, com a publicação de um decreto do Governo do Estado.
Na última semana, a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que deverá desobrigar o uso em locais fechados “em breve”. Apesar disso, renovou o decreto com obrigação da máscara em locais fechados até a próxima quinta-feira (7).