Governo do RN recomenda fechamento de bares e restaurantes às 22h; aulas presenciais seguem sem paralisação

Bares devem fechar após às 22h - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Governo do Rio Grande do Norte recomenda aos municípios potiguares o fechamento de bares e restaurantes após às 22h. A medida, que consta na edição deste sábado 20 do Diário Oficial do Estado (DOE), foi sugerida pelo Comitê Científico à gestão estadual. A recomendação tem validade mínima de 14 dias.

O documento orienta a proibição de eventos e festas, sejam públicos ou privados. A comercialização de bebidas alcóolicas, bem como seu consum em espaços públicos devem ser evitados após às 22h.

As recomendações foram publicadas após o RN ter 13 hospitais públicos com 100% de ocupação dos leitos críticos para tratamento de pacientes com Covid-19 na noite de sexta-feira 20. Dois a mais da quinta, quando o levantamento do Agora RN revelou que 11 hospitais estavam superlotados.

As aulas presenciais em escolas privadas, por sua vez, não foram impactadas. Apesar do Comitê ter recomendado, o Governo do RN não recomendou o fechamento dessas unidades de ensino pelas próximas duas semanas.

Implantação de barreiras sanitárias, fiscalização em pontos turísticos e maior atuação da força policial no combate às aglomerações foram outros pontos recomendados pelo decreto.

Na sexta, aconteceu uma reunião do Governo do RN com os prefeitos da Região Metropolitana e de cidades polos do estado, além de gestores da área de saúde, Ministério Público do RN e chefes de outros poderes estaduais.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, revelou que vai consultar o Comitê Científico do município sobre as medidas recomendadas. Já Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim confirmaram que vão adotar as ações sugeridas pelo Governo do Estado.