Padre Jocimar defende o artesanato e o artesão na Assembléia Legislativa do RN

Ex-prefeito de Jardim do Seridó Padre Jocimar Dantas de Araújo. ( Foto: Assessoria )

O ex-prefeito e o único prefeito reeleito da história política de Jardim do Seridó padre Jocimar Dantas de Araújo, esteve na assembléia Legislativa do Rio grande do Norte falando sobre a importância  da valorização do artesanato e do artesão do estado do Rio Grande do Norte.

O mesmo falou sobre os artesãos, o quanto são importantes para a história tanto do nosso estado como de todo o Brasil, embora sua definição ainda gere controvérsias, independente da matéria prima utilizada natural, reciclada ou industrializada ou da técnica empregada, o produto artesanal é fruto da criatividade do artista-artesão e da influência do seu meio.

Devesse estimular o resgate das vocações regionais, levando à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora, por meio da capacitação das organizações e de seus artesãos para a sociedade de mercado, onde o padrão de qualidade e a capacidade de produção são alguns dos fatores que determinam a aceitação deste produto no mercado interno e externo.

Dessa forma, se faz necessário a adoção de uma cultura empresarial, caracterizando as ações de fomento a atividade artesanal e a valorização do artesão, através de iniciativas que integrem o setor público, privado e a sociedade civil e de políticas públicas para o seu desenvolvimento, inserindo o artesanato na economia real do nosso país.

 

Do Blog : Parabéns ao Padre Jocimar pela brilhante inciativa de apoiar o Artesanato de nosso estado mas de todo o Brasil. Parabéns.