Presidente Lula solta indireta para Musk, cobra que o dinheiro do rico seja usado para preservar florestas

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto — ©Divulgação.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento no Palácio do Planalto, enfatizou a importância do suporte financeiro dos países desenvolvidos para a preservação das florestas, sem citar nominalmente Elon Musk, proprietário do X, antigo Twitter. Lula destacou que bilionários como Musk precisam destinar recursos para a preservação ambiental, ao invés de investir em projetos como viagens espaciais.

Ele defendeu que os países desenvolvidos paguem pela preservação das florestas, como uma dívida com o planeta Terra, visando garantir uma agricultura sustentável e a redução do desmatamento. O programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia, lançado no evento, destinará R$ 730 milhões para promover o desenvolvimento sustentável e combater o desmatamento e incêndios florestais em municípios prioritários na Amazônia, com base na redução anual do desmatamento e da degradação.

Os recursos serão distribuídos aos municípios participantes, visando melhorar a gestão ambiental e a cooperação entre governos municipais e federal, além de monitorar o desmatamento. Até o momento, 53 municípios já aderiram ao programa.