Vereadora afirma que está ficando embaraçado o direito de fiscalizar o executivo em Natal

Vereadora Natália Bonavides (PT).

A vereadora Natália Bonavides (PT), autora do requerimento na Câmara Municipal que pede ao Instituto de Previdência dos servidores, o Natalprev, um extrato detalhado com as movimentações do Fundo desde 2015, reclamou nesta quinta-feira 23 que o seu direito de fiscalizar o Executivo “está sendo embaraçado”.

Conforme o Agora Jornal publicou em edição anteriores, Natália disse ter identificado “fortes indícios” de que há um déficit milionário na Previdência municipal. Segundo o que a vereadora pôde apurar, o Município de Natal teria recolhido a contribuição previdenciária dos servidores, mas não teria repassado os recursos para o Natalprev. O montante chegaria a R$ 80 milhões.

Por causa da suspeita, três requerimentos sobre o assunto apresentados por Natália foram aprovados pelos vereadores. Um pede a divulgação dos dados do Fundo, com o detalhamento das movimentações de recursos; outro convida o ex-presidente do Natalprev, Homero Grec, para prestar esclarecimento; e um terceiro requer a convocação da atual presidente interina, Adamires França. A chefe do setor deve esclarecer a situação aos vereadores na próxima quarta-feira 29, às 14h.

De acordo com Natália, no entanto, a presidente interina do Natalprev, Adamires França, ainda não forneceu as informações solicitadas, “mesmo tendo sido pedidas oficialmente por requerimento e audiência pública”. Segundo a vereadora, a presidente afirmou, em reunião recente que contou com a presença do líder do Governo, Ney Lopes Júnior (PSD), que não possuía os dados solicitados e que não poderia repassar o relatório antes de uma análise. “Essa informação já existe e não está sendo dada. E o acesso a essa informação não tem que depender da análise dela. São dados públicos”, contesta a vereadora.

Meu direito e dever de fiscalizar, minha prerrogativa por ser vereadora, está sendo embaraçado”, concluiu Natália.

>Acompanhe as notícias do Blog Seridó no AR pelas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram. Entre em contato pelo WhatsApp: (84) 99900-4075<