Fonte: Em Pauta Comunicação.
Estar perto do franqueado é um dos desafios – e obrigações – das franqueadoras. Mas como driblar a distância, sobretudo, num país de dimensões continentais, com custos de transporte altíssimo e tempo cada vez mais escasso? O caminho encontrado pelas redes de franquias está na Internet. Aplicativos e redes sociais vêm sendo bastante utilizados para marcar presença no dia a dia daqueles que merecem total apoio em suas operações, ainda mais em tempos tão difíceis como o atual: os franqueados.
A seguir, Água Doce Sabores do Brasil, Gênio da Locação, My Place Office, NCars e Único Asfaltos compartilham suas experiências, mostrando quais as ferramentas que mais utilizam.
Gênio da Locação: sentindo a força do Whatsapp
Na rede Gênio da Locação – composta por lojas móveis, estruturadas em um container, que oferecem locação de equipamentos para construção civil e manutenção em geral – havia dois canais bastante utilizados na comunicação com o franqueado além do e-mail e do telefone: o Skype e o SAP da rede, que registra os chamados de franqueados que devem ser atendidos em até 48 horas. Há pouco tempo, porém, o Whatsapp vem ganhando um espaço importante na comunicação. Quem justifica é o Diretor de Operações, Alexandre Rodrigues: “O franqueado vê no aplicativo uma forma de se comunicar mais dinâmica e tem nos acionado bastante desta maneira. Noto que ninguém tem tempo ou mesmo paciência para redigir e-mail, ver se há alguém online no Skype ou mesmo telefonar”.
Rodrigues ressalta que a franqueadora vem tomando o cuidado de registrar as conversas efetuadas por meio do aplicativo para que nada importante se perca em meio a tantas trocas de informação. “Além disso, sempre lembramos que é preciso saber usar o Whatsapp: nem sempre as pessoas estão disponíveis para responder imediatamente a uma solicitação já que, muitas vezes, precisamos desligar o celular numa reunião ou focar a atenção em uma atividade específica e nem todos os assuntos devem ser tratados por este meio. Para tudo há um limite”.
My Place Office: planos de rever os atuais canais
A My Place Office é uma rede de franquias jovem que atua no segmento de coworking – bastante rentável e indicado para as principais cidades do país. Atualmente, conta com 13 unidades próprias, três franquias e já tem outras quatro em fase de implantação. “Como a rede ainda é pequena, a franqueadora se comunica com a rede, basicamente, por meio do Skype e do Whatsapp”, diz o Diretor, Frederico Loriggio.
Apesar de serem eficientes, Loriggio sabe que, quando a rede crescer, será preciso repensar e readequar os canais de comunicação com os franqueados. “Com toda certeza, será uma de nossas prioridades, uma vez que manter uma boa comunicação com o franqueado é essencial para quem almeja ter uma rede forte e coesa”.
NCars: vídeos no YouTube fazem sucesso
A NCars é uma nanofranquia que oferece limpeza automotiva a seco. É uma rede que acabou de iniciar sua expansão pelo Brasil. O franqueador, Marcos Soares, vem se comunicando constantemente com sua rede por meio do Whatsapp, por conferências no Skype e com vídeos postados no YouTube – aliás, eles vêm fazendo bastante sucesso.
“Nosso franqueado está na rua, higienizando carros. Ele não tem um escritório ou ponto comercial, portanto, usa muito o celular. Nada melhor do que usar o Whatsapp para estar sempre em contato”, explica o franqueador. “Com relação aos vídeos, é uma maneira eficiente de treinar, além de informar. Venho investindo bastante nesta produção já com bons resultados”.
Único Asfaltos: dinâmica é palavra de ordem também na comunicação
A rede Único Asfaltos – única franquia industrial no segmento de produção e comercialização de asfalto, presente no Brasil, Colômbia, República Dominicana e Estados Unidos – se caracteriza por manter contato constante e dinâmico com a rede franqueada. Por meio da sua intranet, a Central do Franqueado, a franqueadora mantém contato com a rede, disponibiliza informações imprescindíveis ao dia a dia das operações e recebe todas as solicitações.
Mantém, ainda, um grupo no Whatsapp com todos os franqueados, batizado de “Eu sou Único”, no qual há bastante troca de informações, experiências, vídeos e imagens de aplicações de naturezas diversas. Porém, é no YouTube que o franqueador Jorge Coelho gosta de compartilhar informações que considera essenciais para o desenvolvimento da rede. “Estou sempre gravando vídeos, tanto para os franqueados como para a minha equipe. Não posso estar o tempo todo perto deles, até mesmo porque, atualmente, estou morando nos Estados Unidos para acompanhar de perto a expansão da rede neste país. Acredito que, falando, consigo passar de forma mais clara o que é preciso ser feito”.
Contraponto: na Água Doce Sabores do Brasil, só canais “oficiais”
Na Água Doce Sabores do Brasil – rede composta por mais de 90 casas que oferecem, nas cinco regiões brasileiras, o melhor da gastronomia nacional – a comunicação com os franqueados é constante. Porém, o caminho escolhido dispensa aplicativos e redes socais. “Mantemos um informativo online, enviado por email, chamado O Gole. Ele é produzido todas as vezes que precisamos comunicar algo importante”, revela o Diretor de Franquias, Julio Bertolucci. “Produzimos, ainda, o Pinga Pinga, um informativo semanal que comunica à rede o movimento da franqueadora: reuniões, eventos dos quais participamos, inserções na mídia, etc”.
A franqueadora mantém uma Intranet com a Área do Franqueado – onde informações importantes são compartilhadas. “Produzimos vídeos também, mas eles são disponibilizados na Uniaguadoce, nossa universidade corporativa”, completa Bertolucci.
Sobre o Whatsapp, consultora Melitha Novoa Prado adverte: franqueadoras precisam acompanhar de perto
Os aplicativos de comunicação instantânea são fantásticos para troca de informações imediatas. Com eles, você encontra as pessoas com facilidade e, melhor, elas podem responder na hora que têm mais disponibilidade. “A proximidade com quem está distante, a criação de grupos, tudo parece contribuir para aproximar as pessoas. Nas redes franqueadoras, se não forem bem utilizados, podem prejudicar a comunicação, favorecendo o surgimento de mais conflitos e confrontos”, alerta Melitha Novoa Prado, da Novoa Prado Consultoria Jurídica – especialista em relacionamento de redes, entre outros serviços.
Isso acontece porque, em primeiro lugar, as conversas pelo Whatsapp são constantemente interrompidas por “memes”, piadas e outras interferências que prejudicam o entendimento real do contexto. Depois, as pessoas realmente têm dificuldade de se expressar por escrito e, também, de interpretar o que quer dizer o texto do outro. “Quando tudo isso é alimentado por temas polêmicos ou contraditórios, torna-se uma grande confusão”, completa Melitha.
“Se foi criado por um grupo de franqueados, seria importante que eles fizessem desse canal de comunicação ágil e prático uma possibilidade real de troca de informações pertinentes ao negócio, até mesmo para discutir as suas dificuldades e compartilhar as boas práticas da rede – e não para disseminar de uma forma negativa a marca e a franqueadora, alimentando discórdia e desunião”, aconselha a consultora. Temas mais quentes devem sempre ser tratados pessoalmente e com as pessoas certas. Não é tudo que pode ser substituído por uma conversa digital.
De acordo com Melitha, a franqueadora não deve proibir ou inibir o uso dos aplicativos nas redes de franquia. Pode, no entanto, torná-los eficazes: beneficiar-se do que a comunicação ágil dos apps proporciona, sem dispensar outros canais de comunicação também eficientes.
“Apenas não deve deixar que a utilização dos apps de uma forma negativa e destrutiva contamine a sua rede de franquia, prejudicando a marca e até causando rompimentos. O momento pede união, colaboração, solidariedade e comprometimento. Isso se faz com presença física e contato pessoal”, finaliza.
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