Fonte: Portal Agora RN.
Muito embora as eleições internas do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) tenha definido, por maioria de votos, que o promotor Eudo Leite deve ser nomeado como novo procurador-geral de Justiça do Estado ao longo do biênio 2017/2018, a efetivação dele no cargo ainda não está totalmente assegurada.
Isso porque o governador Robinson Faria (PSD) tem a prerrogativa de definir quem assumirá o lugar que hoje é ocupado por Rinaldo Reis Lima. Além de Eudo, também se colocaram a disposição para assumir a vaga Iádia Maia Gamo e Ivanildo Oliveira, menos votados no pleito interno que contou com participações de promotores e servidores do órgão fiscalizador.
Em entrevista concedida à reportagem do Agora na manhã deste sábado 29, a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiane Mendes Cunha, revelou que ainda não foi procurada pelo governador para tratar do assunto e que o próprio chefe do executivo estadual não falou, em nenhum momento, sobre qual será o escolhido.
Apesar de Eudo ter sido o mais votado, a situação não assegura que ele será o escolhido por Robinson. Caso Iádia ou Ivanildo surjam com a atribuição, não será nenhuma novidade, uma vez que em casos recentes como no estado de Pernambuco e até mesmo no governo de Fernando Henrique Cardoso, os escolhidos não foram os mais lembrados pelos promotores e servidores do Ministério Público.
Por outro lado, historicamente, se considerada apenas a situação do MP-RN, os nomes mais votados sempre foram nomeados pelo governador em exercício. Caso não ocorra para o biênio 2017/2018, estará caracterizado ineditismo.
Leia mais notícias em seridonoar.com.br siga nossas páginas no Facebook no Twitter no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube Você também pode enviar informações à Redação do Blog Seridó no Ar pelo WhatsApp (84) 9 9900-4075.
E-mail : [email protected]